segunda-feira, 15 de novembro de 2010

PROVA- ACCONTABILITY

LUFU-UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA
CURSO: GESTÃO PÚBLICA MUNICIPAL/EAD
TUTOR: JOÃO PAULO
DISCENTE:CLEUBER S. COSTA
1.Estruture uma questão(aberta ou fechada) para constar de um questionário a ser aplicado com um gestor público na Prefeitura da sua cidade pólo. A questão deve estar relacionada a um dos três conceitos principais de Governança: transparência, controle ou accontability. Formate a questão em duas versões, uma para ser trabalhada presencialmente e uma a distância (lembre-se do que você aprendeu nas leituras da semana sobre avaliação a distância para elaborar essa última versão).
Politicas públicas educacionais
Para acompanhar as transformações ocorridas mundialmente em virtude do desenvolvimento tecnológico e da globalização econômica, o poder público alterou seu modelo estatal de Administração Pública Burocrática para Administração Gerencial. A avaliação educacional assim compreendida não se limita, portanto, apenas ao aspecto do rendimento escolar, devendo estar vinculada a políticas e programas educacionais, visando sempre ao aprimoramento das ações propostas em determinado contexto, um processo de transformação, uma proposta de ação que busque modificações de uma determinada situação. Uma accontability é uma obrigação de se apresentar uma explicação e responder pela execução dos recursos para aqueles que confiaram seus recursos, mesmo que o gestor tenha autonomia para gerenciar.A construção da cidadania passa primeiramente pelo investimento em educação, pela formação crítica dos cidadãos e pela supressão da pobreza política, tão maléfica quanto a pobreza material.


a- Quais os procedimentos e investimentos em foco ?
b-Como priorizar a redução de custos e a qualidade dos serviços prestados ?
c- Qual seu projeto de políticas públicas voltadas para a educação e de onde virão os recursos e serão aplicados em sua totalidade?


2- Marque a alternativa correta nas asserções:
a- Uma accontability da autonomia para o gestor aplicar as tributações em obras públicas do interesse do Estado em detrimento aos interesses da sociedade civil.
b- Accontability sempre exixtiu mesmo na época da ditadura .
c- Uma accontability também é do interesse de politicos, porque em época de informatização necessitam ter uma visão política da conjuntura e a transparência é uma das possibilidades.
d- somente a questão c é verdadeira.
e- todas as questões são verdadeiras.

Nenhum comentário: