domingo, 25 de setembro de 2011

SUPERVISÃO ESCOLAR l


Quadro Comparativo:
Principais Desafios da Supervisão Educacional/ Estratégias para Superação.
Quadro Comparativo:
Principais Desafios da Supervisão Educacional/
Do ponto de vista empírico, tentando relacionar a subjetividade e a objetividade do perfil do supervisor - necessita ter uma atitude positiva com relação aos professores e alunos agindo empaticamente e com um profundo bom senso educacional, cultural, cientifico, mediando o desenvolvimento do educando , dos professores e da direção, privilegiando a episteme, a técnica e saber ser prudente nas situações de dóxa. Ter uma ética responsável assumindo uma sabia postura de inserção social na divisão social do trabalho.
A tentação do desajuste do supervisor pode advir sua inserção apriorista da ideologia dominante( refiro-me a dóxa e não da classe A) ou até mesmo a sensação vazia tomando por verdadeiro alguns fenômenos de pseudo-superações ( subjetivas). A situação ética de que se espera de um profissional qualificado é um marco divisor de índoles, percebe-se muito bem os desajuste profissionais e o assédio moral das implicações de falta de ética também devem ser coisas a serem levadas em consideração e ajustamento.
Estratégias para Superação.
Na tentativa de mitigar o formalismo do controle do supervisor, busca-se alternativas como um modelo hibrido uma supervisão itinerante. Aguçar aqueles que estão mais abertos a mudanças e fortalece-los. Adequada interação com docentes adequando textos , para renovar a pratica educativa. Acompanhamento de aulas ( monitoração da programação da disciplinas de ensino aprendizagem, bem como ,CBC por ex.). revelar inteligência no trato com questões, saber argumentar, não ficar preso a aspectos formais, buscar a lógica interna, criar métodos de conhecimento para professor e os alunos.
Comprometer-se com a busca de melhores condições de trabalho na escola, quando o supervisor não esta presente em conjunto há uma tendência a burocratização da relação e um certo amarramento, do trabalho. Facilitar o acesso do professor a livros, revistas, vídeos, etc, ter presente que as articulações se dão em diversos níveis, formar grupo de culturais com professor, alunos e comunidades interessadas. Empenhar-se em diminuir a rotatividade de professores, lutar pela crítica das politicas educacionais. Portanto percebe-se que para a figura do supervisor ser bem inserida na divisão social do trabalho aqui no Brasil ( modelo Weberiano de organização), faz-se ser necessariamente um profissional revitalizado para ajudar os alunos e aos professores na contemporaneidade e seus desafios.


BIBLIOGRAFIA
VASCOCNCELOS,  Celso SantoSobre o papel da supervisão pedagógica In- coordenação do trabalho pedagógico: do projeto politico pedagógico ao cotidiano da sala de aula. São Paulo, libertad 2002 p 85-117.s