terça-feira, 19 de julho de 2011

DIDÁTICA, EDUCAÇÃO, ENSINO-APRENDIZAGEM

CLEUBER DA SILVA COSTA

Umas das criticas que pode ser levado em consideração quando trata-se o ensino formal, em seus vários graus de ensino é o aspecto da apresentação dos contéudos por parte do professor. Seu modo de abordar o tema tratado mesmo que dominando o assunto, pode não ser tão eficaz e assim a tarefa do professor que é transmitir o ensino pode ter aspectos negativos, considera-se vários fatores desde as limitações por parte do professor como inabilidade, falta de preparo de aulas, etc, e no ensino superior faz- se necessário elaborar avaliações sobre os professores universitários e dos discentes para compreender o fenômeno
do ensino superior, a didática será então a ciência que trata das questões relativas a educação.
Para uma eficácia de tratamento do ensino é necessário levantar pesquisas que tratam das ciências sobre a educação, observar e avaliar o ensino, intervir na educação e aprendizagem aliado a motivação, planejamento deliberação e capacitação do docente sugere aspectos da ciência pedagógica contemporânea. por causa dos avanços tecnológicos e globalização. O ensino funda-se no conhecimento, nas informações oportunas a educação, e na aprendizagem faz-se necessário o exercício e pratica, enfatizando a atuação do aluno. Segundo Libaneo a didática, arte de ensinar deve-se aplicar na qualidade cognitiva do estudante, para que sejam capazes de pensar, conceituar, argumentar, criar, e analisar problemas com eficácia .
O potencial de desenvolvimento pode estar sempre presente, para o aluno os meios de mídias tem modificado muito a situação cognitiva e para  professores também que podem através de diversos recursos didáticos, tecnológicos, cursos de aperfeiçoamento melhorarem seus potenciais profissionais . O processo didático enquanto atividade entre professores, alunos e materiais didáticos enfatiza a assimilação, habilidades, atitudes positivas, trata-se dos objetivos, condições e meios do processo ensino aprendizagem e objetivos sócios políticos.
 A atividade docente do professor de ensino superior pode ser melhorada pelo princípios Androgogico: o conceito de aprendente, necessidade do conhecimento, motivação para aprender, o papel da experiencia, e prontidão para o aprendizado, a técnica pedagógica envolta da concepção intrínseca de homem e sociedade, o planejamento do ensino então tem como finalidade a preparação dos alunos para a vida social. Contudo as habilidades que a didática possibilita contrasta com as características, necessidades e interesses de cada indivíduo e o clima que se estabelece em sala de aula.
Os tradicionais contentam-se em transmitir a matéria que está no livro didático as aulas são sempre iguais. Na perspectiva histórico-social, o objetivo do ensino é o desenvolvimento das capacidades mentais e da subjetividade dos alunos através da assimilação consciente e ativa dos conteúdos, compreende que o desenvolvimento psicológico, o biológico, depende da experiência, da interação social e das influencias do contexto cultural, aproxima de uma concepção sócio construtivista na qual aluno constrói, elabora, seus conhecimentos, seus métodos de estudo, sua afetividade, com a ajuda do professor . A aprendizagem é resultado da relação ativa sujeito-objeto, sendo que a ação do sujeito sobre o objeto é socialmente mediada, o professor é portador de conhecimentos elaborados socialmente, e é focado as interações sociais entre os alunos, a interlocução, o levantamento de questões, dúvidas, de desenvolver a capacidade da argumentação, do confronto de ideias.
 O mundo globalizado, a ciência, tecnologia e comunicação provocam transformações nas sociedade contemporâneas, surge uma nova sociedade, uma nova realidade social, obrigando a educação escolar a vincular-se às práticas sociais e ao mundo do trabalho e a Educação Superior brasileira. Estudos recentes na área da educação mostram que os docentes são profissionais essenciais nos processos de mudança das sociedades, sobre os processos do pensar e do aprender ressaltam o papel ativo dos sujeitos na aprendizagem, e a necessidade de desenvolver habilidades, capacidades de pensamento.
 As competências cognitivas é o desenvolver a capacidade de aprender, exigências devido ao volume crescente de dados acessíveis na sociedade e nas redes informacionais, da necessidade de adaptação e valores a construir: personalidades flexíveis e éticas. A exigência de se desenvolver cognitivamente uma inteligência geral apta a discernir o contexto global, o multidimensional, a interação complexa dos elementos. Assim pode surgir uma proposta mais global, relacionada a conteúdos, sentimentos, cooperação, participação e/ou incertezas. O professor universitário precisa atuar como profissional reflexivo, crítico, responsável e competente no âmbito de sua disciplina, ter capacidade para exercer a docência e realizar atividades de investigação.
BIBLIOGRAFIA
FRONZA-MARTINS, Aglay Sanches. A importância da didática no ensino superior. In. Anuário da Produção Acadêmica Docente. Vol. III, n.º 5, 2009. Disponível em: <http://sare.unianhanguera.edu.br/index.php/anudo/article/viewFile/1588/748>. Acesso em: 20 mar. 2011.
LIBÂNEO, José Carlos. O essencial da didática e o trabalho de professor: em busca de novos caminhos. 2001. Disponível em:
<http://www.ucg.br/site_docente/edu/libaneo/pdf/didaticadoprof.pdf>. Acesso em: 20 mar. 2011.
PRANDI, L. R. Tendências do processo didático-pedagógico no ensino superior na contemporaneidade. Akrópolis. Umuarama, v. 17, n. 3, p. 137-142, jul./set. 2009. Disponível
em: <http://revistas.unipar.br/akropolis/article/viewFile/2852/2117>. Acesso em: 20 mar. 2011