sexta-feira, 14 de outubro de 2011

Indicadores Sociais


CURSO: GESTÃO PUBLICA MUNICIPAL

DISCENTE: Cleuber da Silva Costa



1. Primeiramente, leia com atenção as páginas 09 a 21 da Unidade 1 da Apostila, que contêm uma breve evolução histórica do surgimento e desenvolvimento dos indicadores sociais. Essa leitura proporcionará uma contextualização sobre a temática, que facilitará a fundamentação de discussões futuras ao longo da disciplina. Durante a leitura, consideramos importante que você faça anotações sobre todas as dúvidas que forem surgindo, para que depois você possa discuti-las com seu tutor.
2. Posteriormente, é necessário que saibamos um pouco mais sobre o processo de surgimento, desenvolvimento e incorporação dos indicadores sociais na agenda do Estado moderno, especialmente para o caso do Brasil, A Constituição de 1988 é importante instrumento para consolidação dos referidos indicadores. Assim, leia o texto da atual Constituição brasileira, concentrando-se nos artigos 1º, 5º, 6º. e 7º., nos artigos 192 a 204 e nos 205 a 215, para isso acesse a página:
Essa leitura permitirá que identifique aspectos relevantes dos indicadores socioeconômicos em nossa Carta Magna.
3. Com o objetivo de organizarmos nossas reflexões sobre a temática elabore, a partir das duas leituras realizadas, um texto, dissertativo, com no mínimo, quatro parágrafos , composto pelos principais determinantes evolutivos do processo de surgimento, desenvolvimento e incorporação de indicadores socioeconômicos na agenda do Estado contemporâneo. Durante o processo de sistematização do texto não se esqueçam de abordar os seguintes temas:



Nos principais indicadores sociais há seu emprego na administração estatal contemporânea, como decorrência da Constituição de 1988 e as formulações de informação para fins de projetos e formulações de politicas públicas. Esses indicadores são necessários para analise da realidade social e produção social, assim são essenciais para subsidiar a elaboração de planos diretores para o desenvolvimento urbano e mudanças que se processam em uma sociedade. Tais indicadores ao ser traduzidas podem subsidiar planos plurianuais de investimentos, implantação de grandes projetos, para serviços públicos específicos ou por pressão politica, melhorias de transportes públicos, etc.
Os dados cadastrais são transformados em informação estruturada e esses dados esta estatístico podem servir para diagnósticos com diferentes perspectivas, podem alcançar espaço de formulação e implementação de politica públicas através de monitoramento concepção e implantação estruturada sobre o conjunto de indicadores, com acompanhamento e avaliação. A partir de uma realidade social apresentando e identificando a complexidade da vida social e assim caracterizando e identificando, constituindo um aparato aproximativo para um melhor reconhecimento dessa realidade social e para a mudança desse estado. O desenvolvimento das tecnologias digitais possibilitaram uma aproximação, constatação e facilidade de acessos a tais informações da realidade social e de indicadores econômicos.
Esses indicadores podem revelar a realidade social e faz necessário saber quando e como se pode aplicar tal conhecimento para divulgação ou para ações de contextos públicos. Na elaboração de diagnostico sócio econômica se distingue porque vão além do reconhecimento social e atua mais na intervenção social, assim orienta e interpreta a realidade a partir da identificação do que queremos modificar através do conceito programático. Para cada realidade social há um identificador da realidade social. A elaboração pode ou não alcançar o espaço de politica pública, contudo os servidores públicos e o Estado quase sempre atuam sobre esses dados sócios econômicos porque esses estruturam determinada politica pública em cifras tangíveis e operacionais nas unidades que podem servir como avaliação nas politica públicas.
A implementação se da por um conjunto de determinados indicadores para se avaliar um politica pública por dever de oficio, auditoria ou sociedade civil, universidades ou estudiosos sobre a agenda pública. Há uma grande amplitude na agenda moderna e no Estado moderno. Devemos recuperar as propriedades de cada indicador social e sua capacidade de identificar a realidade social ou diagnostico de determinada realidade social, da confiabilidade de um dado sócio identificador. Utilizando os identificadores que são produto de instituição, esses já estão fazendo a pesquisa há algum tempo e podem ter origem em diversos pontos: dados cadastrais, pesquisa de campo, etc e podem ser utilizado na gestão pública e saber quais limites e possibilidades e para saber o desenvolvimento e acompanhamento da gestão pública. Há diversos indicadores: de insumo, de processo em médio prazo, de resultados, de impacto dos efeitos em longo prazo. Os indicadores analíticos ou primários produzidos a partir de um dado, são imediatos por causa da informação e sintéticos a partir de IDH, IDEB agregam um conjunto maior de informação.
Surgem a partir de 1960 as tentativas de organização de sistemas mais abrangentes de acompanhamento das transformações sociais e os impactos das politicas públicas . o surgimento dos indicadores sociais estão ligados ao surgimento do Estado de Bem Estar Social e a efetivação de planejamentos públicos devido as características do Estado Herdado as demandas da população eram tratados como assuntos genéricos e não havia preocupação com a elaboração de politicas apropriadas e com a adoção de ferramentas eficazes. As demandas por processos de democratização politicas serão filtradas de maneira progressista para se aproximar do Estado Necessário e terão de ser processada por este Estado em transformação apontando as necessidades da população.












BIBLIOGRAFIA:
Dagnino, Renato Peixoto - Planejamento estratégico governamental / Renato Peixoto Dagnino. – Florianópolis : Departamento de Ciências da Administração / UFSC; [Brasília] : CAPES : UAB, 2009.