terça-feira, 29 de março de 2011

Maioria e minorias em sociedades.


    CURSO ESPECIALIZAÇÃO EM GETÃO PUBLICA MUNICIPAL
    TUTOR: JOÃO PAULO D VIEIRA DEUS
    DISCENTE: CLEUBER DA SILVA COSTA
    Atividade 6
    1-Qual é a natureza do domínio exercido pelo Estado sobre a sociedade e do uso da coerção física sobre os indivíduos? como essas se relacionam com o Estado? a-A passagem do estado de natureza à sociedade civil se dá por meio de um contrato social, pelo qual os indivíduos renunciam à liberdade natural e à posse natural de bens, riquezas e armas e concordam em transferir a um terceiro – o soberano – o poder para criar e aplicar as leis, tornando-se autoridade política. Muito original é Rousseau que afirma que o mais forte criou a propriedade e com isso a necessidade da intervenção do Estado, obrigando aos mais fracos aderir ao pacto, feito isso a democracia, O povo, então, tem interesses, que são nomeados como “vontade geral”, que é o que mais beneficia a sociedade. A lógica da democracia capitalista é de contaminação mútua: infunde-se autoridade à economia através do gerenciamento da demanda global, das transferências e da regulamentação, de forma que ela perde cada vez mais seu caráter espontâneo e autorregulador; e introduz-se uma contingência de mercado no Estado. 2- Como são as relações entre maioria e minorias na sociedade ? Relações sobre, maioria e minorias, não sei se consigo dar uma resposta! O que são minorias? O negro, a mulher, o idoso, o homossexual ou a exclusiva e desejado comportamento e consumo da classe alta? E a maioria? Heteros? A massa? A vontade     geral?  
                        É do embate sempre crescente da vontade dominada e da classe dominante é que surgem todos os direitos sociais, cívicos, direitos sociais, ambientais, etc. Do ponto de vista de classes sociais a minoria seria a classe dominante mesmo que esta atualmente esteja tendo uma redução em sua aquisição de novas riqueza aqui no Brasil, veja o dinheiro sendo transferido da classe A e B para um grande contingente da classe C que graças a seu trabalho, mais que quase não bem inserida a educação como a classe média tradicional.
                        Gramsci afirmaria que a esse contingente fosse defendido politicas públicas para seu amadurecimento( a classe media sempre foi a camada que mais produziu qualidade, economia em desenvolvimento, ela fomenta a vida em sociedade) e para isso leva-se tempo para preparar essa camada ( intelectual orgânico).
    E a democracia pode também ser um sinal de que as coisas não vão bem e daí a necessidade de negociações pacificas, num estado de natureza ninguém tem direitos. Em relação a politicas públicas sabemos que o bolsa familia possibilitou uma revitalização econômica no Brasil e agora além de conserva o bolsa família serão acrescentado auxilio com remédios. A marcha para o desenvolvimento caminha entre: educação, saúde, economia, produção, minimização de impacto ambientais. Só através do processo democrático de tolerância, debate e disposição para negociar é que as sociedades livres podem chegar a acordos que abranjam os pilares gêmeos do governo da maioria e dos direitos das minorias. Com relação a minorias etnicas referindo-se a lei, Rousseau sua intenção é estabelecer um padrão das leis (que seria uma forma de superar as oposições entre indivíduo e Estado), baseado na igualdade, sendo esse critério indispensável para o contrato social. Portanto, a justiça estabelecida na lei deve ter reciprocidade entre os indivíduos, cada um tendo seus direitos e deveres, tanto o soberano quanto os súditos. Por isso, as leis devem representar toda a sociedade, sendo consideradas como vontade geral (não no sentido de uma união das vontades individuais e sim da vontade do corpo político ). Porém, Rousseau não descarta a possibilidade de “guias” para a tomada de decisões, isto é, um Legislador que possua uma “inteligência superior ”. ( conselho ético, para apurar responsabilidade )
BIBLIOGRAFIA:
http://www.embaixadaamericana.org.br/democracia/majority.htm Governo da Maioria,
Direitos da Minoria