terça-feira, 25 de janeiro de 2011

GESTÃO PÚBLICA MUNICIPAL/ EAD

CURSO: ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO PÚBLICA MUNICIPAL/ ATIVIDADE: 8
TUTOR: JOÃO PAULO
DISCENTE: CLEUBER DA SILVA COSTA
          Educação a distancia já tem a sua historia, na Grécia e em Roma (correspondência), na idade media, o século XIX. O aperfeiçoamento dos serviços de correio, a agilização dos meios de transporte e, sobretudo, o desenvolvimento tecnológico aplicado ao campo da comunicação e da informação influíram decisivamente nos destinos da educação a distância. A invenção da escrita possibilitou que as pessoas escrevessem o que antes só podiam dizer, e assim permitiu o surgimento da primeira forma de EaD: o ensino por correspondência. A Ead em suas  atividades de aprendizagem tornam-se mais atreladas à leitura do que à oralidade. Entretanto, somente nas últimas décadas passou a fazer parte das atenções pedagógicas. Com isso, a organização dos textos básicos e complementares aos cursos deve considerar a situação de ausência do professor. Atualmente, o ensino não presencial mobiliza os meios pedagógicos de quase todo o mundo, tanto em nações industrializadas quanto em países em desenvolvimento. Novos e mais complexos cursos são desenvolvidos, tanto no âmbito dos sistemas de ensino formal quanto nas áreas de treinamento profissional.
      Definir e delimitar o suporte ao estudante é uma das principais características de sucesso dessa modalidade. Planejar significa explicitar de forma articulada a justificativa, a caracterização do contexto, o perfil da clientela e os objetivos de um determinado projeto. É esta articulação que definirá a metodologia e sua fundamentação teórica, o que, em um plano detalhado, orientará e definirá os contornos para a elaboração do material didático. A mediação didática não pode ser vista como mera técnica para ensinar qualquer coisa a qualquer um, requer a contextualização do processo pedagógico, nesta concepção, a EAD é vista como processo educativo e não apenas instrutivo .
       Numa sociedade mundial, na qual o saber ou as competências e os conhecimentos exigidos mudam rapidamente, a aprendizagem e a capacidade de aprender revelam uma importância social e econômica fundamental. Um melhor acesso à aprendizagem permanente faz-se imprescindível para o desenvolvimento pessoal e profissional de cada indivíduo. Nesta perspectiva, a educação a distância mostra-se instrumento eficaz nas demandas de educação permanente da sociedade atual, uma vez que pode facilitar a aprendizagem ao longo da vida e contribuir, ao mesmo tempo, para viabilizar a igualdade de chances de acesso à formação, sem sacrificar a qualidade do ensino. Isso não se faz sem uma apreciação crítica e sistemática sobre a concepção dos conteúdos, do curso e dos programas a distância.
      A introdução da EaD ainda constitui uma inovação/ desafio que pressupõe um longo período de preparação e maturação dos atores envolvidos, imprescindíveis ao desenvolvimento de competências pedagógicas e técnicas necessárias, bem como à sedimentação de processos de sensibilização sobre o real valor pedagógico da EaD. Cada vez mais torna-se evidente a importância da gestão em programas educacionais. Quando não se dá a devida atenção a este requisito, ideias boas podem se perder ou resultar em programas pobres e ineficazes. No caso da educação a distância, isso não é diferente. Sistemas de EaD são complexos e exigem uma gestão eficiente para que os resultados educacionais possam ser alcançados.
Conclusão
     O processo de elaboração de materiais didáticos em EAD é extremamente complexo, exigindo tratamento pedagógico cuidadoso para que possa alcançar seus objetivos educacionais. Uma vez que diversos aspectos precisam ser observados, desde a seleção de temas e conteúdos até a adequação dos mesmos em um ambiente educacional de EAD, o planejamento do curso ocupa lugar central. Sem um planejamento rigoroso e detalhado, desde a concepção até a oferta e avaliação, os cursos de EAD podem estar fadados a fracassarem. Quando se aponta a centralidade do planejamento na realização de um curso de EAD e na elaboração de seu material didático, chama-se a atenção para o fato de que é sempre necessário definir a natureza do curso, pela compatibilização de objetivos, justificativas, contexto e perfil da clientela. É esta compatibilização que torna cada curso ímpar, e cada material didático um reflexo desta particularidade. Compreender esta dinâmica é fundamental para enfrentar, com sucesso, as demandas crescentes de cursos em EAD. A divisão do trabalho é um fator que coopera para a fragmentação do conhecimento e a visão parcial da realidade imediata e, também, para a aceitação de afirmações que até invertem o sentido das coisas. A relativa novidade dos temas e o acelerado desenvolvimento de tudo que os cercam não nos permitem fechamentos. Quando muito, podemos relacionar as tendências e pensar alguns movimentos. A novidade e pioneirismo do estudo residem não apenas no tema, mas também na forma aberta como está sendo realizada a pesquisa que, de certa forma, subverte a modalidade acadêmica de pesquisa. Podemos dizer que o desenvolvimento da multimídia, as novas formas interativas de acesso à informática, as conferências e redes via computação representam o mais novo território de disputa  e luta na sociedade. Podemos dizer que o desenvolvimento da multimídia, as novas formas interativas de acesso à informática, as conferências e redes via computação representam o mais novo território de disputa e luta na sociedade.
Bibliografia
SOUZA, Thelma Rosane P. de A centralidade do planejamento na elaboração de material didático para EAD http://www.abed.org.br/antiga/htdocs/paper_visem/thelma_rosane_de_souza.htm
GUITERREZ, Suzana de Souza Projeto Zaptlogs: as tecnologias educacionais informatizadas no trabalho de
educadores http://www.cinted.ufrgs.br/renote/set2003/artigos/projetozaptlogs.pdf

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