domingo, 16 de janeiro de 2011

PESQUISA SOBRE O USO DAS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E DA COMUNICAÇÃO NO BRASIL TIC CRIANÇAS – 2009

Curso: gestão pública municipal
Tutor: João Paulo de Deus
 Discente: Cleuber da Silva Costa   
Segundo os dados estatísticos do IBGE a área urbana predomina no uso de computadores na área urbana 83%( em casa, nas lanhouses, casa de amigos, escola, jogam, ouvem músicas, etc) com predomínio do uso pelas meninas que usam mais o computador para ler, desenhar, pesquisa essa feita com maior concentração  no nordeste e o maior grupo representado é a classe C 53% e sobre a classe D e E 32% conjuntamente, enquanto  que a classe B 14%, classe  A 1%  com renda acima de 10 salários. 36% com renda até 2 salários e 26% até um salario.  O telefone 64% já usou um aparelho 14% possui um,  98% possuem televisão e 81% contam com rádio. Predomina o uso de celulares,  87% usam o sistema operacional Microsoft/Windows, fazendo que os sistemas gratuitos percam espaço. Linux e Mac, 1%  e 12%, declarou não saber qual o sistema operacional utilizado.
 “Quais as implicações do cenário encontrado para o gestor público brasileiro?”
    O fator classe social e poder econômico parece ser o indicador sobre o uso, acesso e habilidades desenvolvidas no computador. Muitos não podem pagar para ter acesso a internet. Todas as organizações, com fins lucrativos, sem fins lucrativos, setor privado, setor público, no século XXI operam na “economia digital”. Nessa nova economia, as redes digitais e as infra-estruturas de comunicação oferecem uma plataforma global sobre a qual as pessoas e organizações interagem, se comunicam, colaboram e buscam informações. A posição do Brasil em 2010 ficou muito a desejar perdendo muitos postos por falta de infra-estrutura, habilidades técnicas e  de política públicas viáveis uma vez que os centros comunitários públicos são escassos, o que poderia ser um recurso para superar o desenvolvimento, com a divulgação técnica, científica e cultural ensejando um fracasso por falta de planejamento e por falta de recursos. O caminho racional já esta sendo feito como quando iniciou-se a amostragem e a iniciativa pública, também verifica-se política pública para o terceiro setor atuar  no analfabetismo e empobrecimento digital.
BIBLIOGRAFIA:
http://op.ceptro.br- PESQUISA SOBRE O USO DAS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E DA COMUNICAÇÃO NO BRASIL TIC CRIANÇAS – 2009
TURBAN, Efraim- Administração da informação de tecnologia  da informação, tradução: Daniel Vieira , editora Elsevier LDTA, 2005.

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