quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

O PÚBLICO E O PRIVADO/RESENHA

CURSO: GESTÃO PÚBLICA MUNICIPAL
TUTOR: JOAO PAULO
DISCENTE: CLEUBER DA SILVA COSTA
        Essa resenha é sobre o material didático de Coelho, Ricardo Corrêa O público e o privado na gestão pública / Ricardo Corrêa Coelho. – Florianópolis : Departamento de Ciências da Administração / UFSC; [Brasília] : CAPES : UAB, 2009. Esse Programa engloba um curso de bacharelado e três especializações (Gestão Pública, Gestão Pública Municipal e Gestão em Saúde) e visa colaborar com o esforço de qualificação dos gestores públicos brasileiros, com especial atenção no atendimento ao interior do País, através dos Polos da UAB.
         Trata em seus capítulos da esfera pública e esfera privada no mundo contemporâneo: A dicotomia público/privado; As prerrogativas do poder público sobre os agentes privados; O Estado e o servidor público Os princípios da Administração Pública e suas relações com o setor privado; Os cinco princípios orientadores da Administração Pública Poderes e deveres do gestor público; Os contratos do setor público com os agentes privados; O público e o privado e a emergência do terceiro setor O público tem precedência sobre o privado, pois a delimitação da esfera pública irá anteceder, temporal e logicamente, a circunscrição da esfera privada. Isso quer dizer que o espaço público, e tudo o que nele se inserir, será sempre explicitado positivamente, ao passo que o espaço privado será delimitado de forma residual, cabendo nele tudo aquilo que ficar de fora da esfera pública.
           Na esfera pública, os indivíduos são sempre concebidos como cidadãos, seja na posição de agentes do poder público, isto é, de servidores do Estado, seja na condição de simples usuários dos serviços públicos ou sujeitos submetidos às leis e normas impostas pelo Estado. O poder disciplinar também é exercido para dentro do Estado e destina-se a punir as infrações funcionais cometidas pelos servidores e demais pessoas sujeitas à disciplina dos órgãos da Administração. Embora de Direito Privado, as ONGs estruturam-se como associações civis sem fins lucrativos – o que as distingue das empresas privadas, cujo objetivo é o lucro – que têm como . Já na esfera privada, os indivíduos são concebidos como pessoas físicas à procura da satisfação de seus interesses particulares, podendo se associar e constituir pessoas jurídicas com a finalidade de perseguir os mais diferentes objetivos – econômicos, políticos, religiosos, culturais etc. Já as organizações públicas encontram-se subordinadas ao Estado e têm sua missão e seus objetivos determinados legalmente e não autonomamente, como nas organizações privadas.
         Outros fenômenos observados são: Administração Pública brasileira, os órgãos autarquias e fundações, estão legalmente investidos de autonomia patrimonial, financeira e administrativa, as agências regulatórias, as instituições , as organizações Em um Estado de Direito, os serviços prestados pela Administração Pública decorrem das funções constitucionais e legais do poder público, não sendo nunca serviços voluntariamente ofertados por decisão autocrática dos governantes ou por iniciativa dos funcionários do Estado. Tudo isto é explicitado no material didático referido e consta com 78 páginas.
BIBLOGRAFIA
COELHO, Ricardo Corrêa O público e o privado na gestão pública / Ricardo Corrêa Coelho. – Florianópolis : Departamento de Ciências da Administração / UFSC; [Brasília] : CAPES : UAB, 2009.