quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

reflexão sobre a gestão pública, relação público/privado e transformações no século XX.

CURSO: GESTÃO PÚBLICA MUNICIPAL
TUTOR: JOÃO PAULO
DISCENTE:CLEUBERDA SILVA COSTA
Para finalizar a nosso curso você foi capaz de elaborar uma reflexão sobre a gestão pública, relação  público/privado e transformações no século XX.
      As mudanças ocorridas na relação entre público e privado no Brasil é proveniente das mudanças ocorridas por causa: da globalização, privatizações, emergência do terceiro setor, mudanças econômicas que devido sua crise na infraestrutura econômica tanto das empresas da sociedade civil, como do Estado que foi incapaz de atingir suas metas de Bem Estar Social. Em sua época dourada de desenvolvimento econômico ( década de 50 e 60), o Brasil preparou através da educação um contingente de pessoas com um mínimo de educação escolar formal, possibilitando uma articulação de seu desenvolvimento posterior, com isso tempos pessoas capazes de serem observadora das atividades do Estado e com censo critico participam de decisões que a titulo de desenvolvimento histórico prepara o desenvolvimento do homem enquanto coletividade do ponto de vista histórico e de sua história.
     Nos defrontamos hoje com a proliferação do terceiro setor em muitos países desenvolvidos e em desenvolvimento, isto é, o Estado já não mais consegue atingir suas metas como foi visto no caso da crise global do meio ambiente, e muitas outras segundo a necessidade de cada pais, mesmo esses sendo totalitários. As atividades do Estado sempre estiveram atreladas ao desenvolvimento da sociedade civil, mais sua morosidade e falta de capacidade de renovação deixa a desejar nas aspirações totais da administração pública. Dessa forma o Estado se vê na situação de revitaliza-se e cumprir sua tarefa de serviço público. Surge o choque de gestão tanto no setor privado quanto público, uma profissionalização e tecnicização para a eficiência dos serviços Estatais mesmo que sendo do terceiro setor, este sendo uma tentativa do Estado para sanar déficits de desenvolvimento.
       Diante de desafios constante para superar as crises que surgem na época contemporânea o setor público e privado focam-se na atualização periódica das atividades, no empregos esclarecidos das telecomunicações. A profissionalização e a técnica são métodos para atingir metas racionais e possibilitar o pleno desenvolvimento das atividades humanas. Mais uma vez o Estado esta presente com as atividades da sociedade civil, essa emulação se bem dirigida e aplicada na gestão pública e gestão privada, pode ele var as taxas de desenvolvimento com um todo, tendo em vista as necessidade urgentes que avassalam os serem humanos, crises de todas as formas: administrativas, corrupções, crises ambientais, educacionais, de trabalho, etc.
     O Estado tendo prerrogativa sobre o privado é seu dever zelar pela ordem e justiça sociais e com isso conta com seus órgãos de administração reguladoras, mesmo com o surgimento do terceiro setor que é uma extensão dos serviços públicos, isso porque estão constantemente atualizando seus métodos e técnicas de trabalho. Resta ao Estado e setor privado continuar seus objetivos de trabalho conjunto para a melhoria da gestão com eficacia. Cabendo sempre ao Estado como um todo ( coletividade), ter primazia sobre sobre as partes da sociedade civil.