terça-feira, 19 de julho de 2011

EDUCAÇÃO NA ATUALIDADE

O que uma professora precisa conhecer de didática, para que possa melhorar o seu trabalho docente? A didática hoje precisa comprometer-se com a qualidade cognitiva das aprendizagens, o objetivo é conseguir que os alunos aprendam da melhor forma possível, por mais limitações que um professor possa ter. Cabe investigar como  pode-se ajudar os alunos a se constituírem como   capazes de pensar e lidar com conceitos, argumentar, resolver problemas, para se defrontarem com dilemas e problemas da vida prática. Estudos recentes sobre os processos do pensar e do aprender destacam o papel ativo dos sujeitos na aprendizagem, e a necessidade dos sujeitos desenvolverem habilidades de pensamento. As competências cognitivas desejadas  é a capacidade de aprender, em razão de exigências postas pelo volume crescente de dados acessíveis na sociedade, das redes informacionais, a exigência de se desenvolver uma inteligência geral que saiba discernir o contexto, o global, o multidimensional, a interação complexa dos elementos, de construir personalidades flexíveis e eticamente solidas. Os professores universitários podem se mostrar favoráveis à prática e com   uma proposta mais global, relacionada a conteúdos, sentimentos, cooperação, participação.
Por causa da importância dada à ciência, tecnologia e comunicação, no mundo globalizado, das transformações nas sociedades contemporâneas em todos os sentidos, sinaliza a construção de uma nova sociedade, uma nova realidade social, obrigando a educação escolar, a vincular-se às práticas sociais e ao mundo do trabalho e, ao mesmo tempo, provocando mudanças significativas na Educação Superior Brasileira. Nas sociedades contemporâneas, as atribuições do ensino universitário exigem uma ação docente: atuar como profissional reflexivo, crítico, responsável e competente no âmbito de sua disciplina, ter capacidade para exercer a docência e realizar atividades de investigação diverso do que ocorria no passado. A aprendizagem  voltada para o entendimento do que está sendo ensinado e possa ser um agente transformador da sociedade,  desenvolvido no seu aspecto social, cultural, econômico e político. No que se refere à formação de professores para o Ensino Superior, as pesquisas recentes na área da educação mostram que os docentes são profissionais essenciais nos processos de mudança das sociedades. É preciso investir em sua formação e desenvolvimento profissional uma vez que  a Educação Superior está inserida no contexto social global, faz-se necessário situá-la, analisá-la e criticá-la como instituição social que tem compromissos historicamente definidos.
Uma aprendizagem de qualidade é aquela que desenvolve raciocínio, faz relações entre conceito, que  aplica o conhecimento em situações novas, que explica uma ideia. teorias da didática: A- O método tradicional contenta-se em transmitir o que esta no livro didático, as aulas são sempre iguais, independentemente da idade e das características individuais e sociais dos alunos. B-Na perspectiva histórico-social, o objetivo  é o desenvolvimento das capacidades mentais,  da subjetividade,  da assimilação consciente e ativa dos conteúdos, utiliza-se dos conteúdos para ajudar os alunos a desenvolverem competências e habilidades: de observação, de percepção  das propriedades e características do objeto,  conhecimentos,  métodos de raciocínio, capacidade de pensar, fazer comparações entre fatos e acontecimentos, formar conceitos. Aproxima da  concepção sócio construtivista, na qual  o aluno constrói, elabora, seus conhecimentos, seus métodos de estudo, a afetividade a  aprendizagem é resultado da relação ativa sujeito-objeto mediada, pelo professor   portador de conhecimentos elaborados socialmente, e interações sociais entre os alunos de  interlocução, de levantamento de questões, dúvidas, de desenvolver a capacidade da argumentação, do confronto de ideias.
BIBLIOGRAFIA
FRONZA-MARTINS, Aglay Sanches. A importância da didática no ensino superior. In. Anuário da Produção Acadêmica Docente. Vol. III, n.º 5, 2009. Disponível em: <http://sare.unianhanguera.edu.br/index.php/anudo/article/viewFile/1588/748>. Acesso em: 20 mar. 2011.
LIBÂNEO, José Carlos. O essencial da didática e o trabalho de professor: em busca de novos caminhos. 2001. Disponível em: <http://www.ucg.br/site_docente/edu/libaneo/pdf/didaticadoprof.pdf>. Acesso em: 20 mar. 2011.
PRANDI, L. R. Tendências do processo didático-pedagógico no ensino superior na contemporaneidade. Akrópolis. Umuarama, v. 17, n. 3, p. 137-142, jul./set. 2009. Disponível em: <http://revistas.unipar.br/akropolis/article/viewFile/2852/2117>. Acesso em: 20 mar. 2011.