terça-feira, 19 de julho de 2011

VIOLÊNCIA URBANA, BULLYNG COMPORTAMENTOS AGRESSIVOS EM TODOS OS TIPOS DE RELAÇÕES.

CLEUBER DA SILVA COSTA

A violência urbana e, mais especificamente nas escolas, tem sido abordada constantemente pela mídia. Leia um trecho da entrevista que o filósofo e pesquisador do Centro de Estudos de Criminalidade e Segurança Pública da UFMG (Crisp) Robson Sávio Reis Souza, concedeu ao Jornal Folha de São Paulo, sobre o ato de violência como o de Realengo, no Rio de Janeiro. Escrito no dia 11 de abril de 2011. 
“Não podemos pensar que a escola é a única responsável por todos os males sociais, atribuindo-lhe uma função redentora". Mas, certamente, a comunidade escolar precisa ir além do feijão com arroz que é oferecido aos estudantes, uma educação meramente formal, longe de dialogar e problematizar os grandes dilemas que enfrentam nossas crianças, jovens e famílias no seu cotidiano.
A escola precisa adotar novas e criativas metodologias que possibilitem um diálogo mais intenso e sincero com os estudantes e seus familiares. Esse tipo de prática poderia redundar não somente na proteção e defesa dos alunos e professores, mas fundamentalmente numa educação preocupada não somente com a autonomia dos indivíduos, mas também com as responsabilidades que todos temos na construção de uma sociedade pacífica, onde há espaço para as diferenças e onde a convivência respeitosa seja um valor fundante das relações sociais.”
 Responda: que leitura você faz desta triste realidade levando em conta os problemas educacionais, relacionando-os com os conceitos estudados neste módulo? Faça uma reflexão a respeito.
Para compreender melhor as condições em que o bullying ocorre e as consequências que pode ter para os indivíduos e assim desenvolver melhores estratégias de intervenção para interromper o ciclo de agressões antes de começarem, recorro aos neopositivistas:  psicologia, a antropologia. Em geral, associamos a prática de bullyng a situações escolares e a grupos de jovens, mas, é uma prática  mais abrangente e pode afetar outros grupos de pessoas. Bullying  significa ameaçar, maltratar, oprimir e assustar e  tem sido utilizado em diversos países para classificar atitudes e comportamentos agressivos, ameaçadores, amedrontadores e cruéis em todos os tipos de relações interpessoais. Para esclarecer, o bullying é algo que pode estar presente e afetar de forma negativa qualquer tipo de relação, inclusive o relacionamento entre casais muitas relações são marcadas por violência física e psicológica.
Crianças e adolescentes com problemas de aprendizado na escola têm maior risco de se tornarem agressores, vítimas de bullying ou ambos, de acordo com nova pesquisa publicada pela American Psychological Association. Muitos já foram vitimas ou desejaram praticar. O bullying verbal é a forma mais frequente das manifestação do fenômeno; meninos são mais suscetíveis a intimidação física e verbal; as meninas estão mais propensas a espalhar boatos e deixar de conviver com uma vítima; adolescentes negros são mais suscetíveis de serem provocadores, e tinham menor probabilidade de serem vítimas;  descobriram que a vítima típica de bullying tende a ser agressiva, com poucas habilidades sociais, pensamentos negativos, têm dificuldades em resolver problemas sociais, vem de famílias pouco estruturadas e são visivelmente rejeitados e isolados pelos colegas.  O típico valentão  também tem atitudes negativas, com problemas com interação social, não tem boas estratégias sociais para resolver problemas, baixo desempenho na escola e não é apenas rejeitado e isolado por seus pares, mas também é influenciado negativamente pelos colegas com quem ele ou ela interage, de acordo com o estudo. Os especialistas descobriram que as crianças agressoras eram mais desafiadoras e agressivas, ao passo que os adolescentes eram deprimidos e ansiosos. E as vítimas adolescentes sofriam de depressão coma maior frequência.
O bullying tende a agredir principalmente o aspecto psicológico da pessoa, através de ameaças constantes, comentários excessivamente negativos, atitudes de rebaixamento e humilhação. As vitimas: as crianças e jovens na escola, apresentam sinais de timidez, baixa autoestima, sensação de incapacidade e impotência, fobia social, dificuldade de relacionamento interpessoal, insegurança e até pensamentos suicidas. Em alguns, a violência psicológica pode causar mais danos e sequelas que a violência física, as vítimas têm dificuldades para se defender e colocar um fim às ameaças podem ser pessoas estruturalmente mais delicadas,  ficam ainda mais fragilizadas diante das ameaças porque se sentem pequenas, inferiores e incapazes diante do agressor, que costuma se mostrar forte, inabalável e indestrutível. 
As vitimas podem ter dificuldades de evidências as perseguições, mais há outros fatores psicológico que tornam a superação do mal estar e de ajuda
- Sensação de merecimento: porque acredita que as reações negativas são naturais diante de seus constantes erros e por isso ela merece ser punida e castigada. Nesse caso a pessoa não procura ajuda, a pessoa tem a sensação de fracasso e inadequação social.
 

- Sensação de pouca importância: a autoestima da pessoa é baixa a ponto dela acreditar que,  as pessoas procuradas percam tempo com algo sem importância. E que as pessoas têm coisas mais importantes com que se preocupar e ocupar, uma vez que ela não é importante para ninguém.
 

- Desconfiança: não acreditar que existam pessoas que irão se preocupar com ela, não irão feri-la de nenhuma forma e, principalmente, que não utilizarão suas palavras e sentimentos contra ela mesma.
 
- Sentimento de impotência: A pessoa se sente sem forças para tomar alguma medida capaz de acabar com a situação e supervalorização do agressor.
 
- Negação: Essa atitude age como um forte e importante mecanismo de defesa colocando o agressor em forma exemplar, porque é trabalhador, honesto e não bebe. etc.

- Sensação de Ridicularização: quando todas as suas atitudes ridicularizadas e são alvo constante de piada e deboche por parte do parceiro. Como essas pessoas passam a acreditar que não são dignas de serem levadas a sério, não procuram ajuda por achar que, ao contar as suas aflições e medos, serão alvo de piada- Vergonha de seus sentimentos: Quando a pessoa está muito fragilizada tende a sentir vergonha de seus sentimentos e, por isso, sente dificuldade para compartilhar com outras pessoas suas angustias.
 

- Associação de violência e afeto: quando a vitima tenha crescido em um ambiente familiar agressivo, ter se casado com uma pessoa também agressiva e associar ameaça e violência a afeto, não percebendo que está sendo vítima de atitudes violentas.
 
Para auxiliar as pessoas que são vitimas de bullying  é preciso trabalhar a dissociação de atitudes negativas e destrutivas de afeto, resgate da autoestima, devolver o sentimento de autonomia sobre a própria vida e fortalecimento da personalidade. Um trabalho com o agressor também é importante para que ele perceba os motivos que o levam a se relacionar e agir dessa forma e desenvolva diferentes formas de lidar com as pessoas a sua volta, colocar a sua opinião e ser respeitado. Os fatores que instalam e mantém essa violência são muitos e complexos, uma educação e personalidade bem formada, direcionadas podem ser determinantes  nas  impressões: ódio, inveja, raiva, ciume convivem com os mais elevados valores: solidariedade, lealdade, compaixão e o que determina o caminho que essas potencialidades vão tomar são as possibilidades de transformação dos impulsos primários e a existência de canais adequados para dar vazão a eles, segundo  especialista em psicologia.  É importante intervir com os pais, colegas e escolas ao mesmo tempo a formação comportamental dos pais pode ser usada em casa, enquanto a construção saudável do relacionamento entre colegas e de competências de resolução de problemas poderiam ser oferecidas nas escolas, juntamente com a ajuda de acadêmicos.

BIBLIOGRAFIA:
-Agressão física e psicológica caracteriza bullying no relacionamento Vítimas costumam se sentir inferiores ao agressor e precisam de tratamento http://msn.minhavida.com.br/conteudo/13294-Agressao-fisica-e-psicologica-caracteriza-bullying-no-relacionamento.htm 29/05/2011 09:31

-Agressores e vítimas de bullying têm pior rendimento na escola Estudo descobriu que a vítima típica de bullying também tende a ser agressiva

-Cyber Bullying afeta um em cada dez alunos Fenômeno virtual em menor escala do que agressões físicas e verbais http://msn.minhavida.com.br/conteudo/5329-Cyber-Bullying-afeta-um-em-cada-dez-alunos.htm