terça-feira, 19 de julho de 2011

Materialistas, voluntaristas e positivistas

Quais pontos de aproximação e de afastamento entre materialistas, voluntaristas e positivistas?
São materialistas todos aqueles que acreditam que a matéria é o fundamento da existência humana, fenomenológicas, e que tudo é resultado dessa interação material, os pré-socráticos, Aristóteles, os aristotélicos, eram materialista. Com o descobrimento de novas formas de energia o materialismo toma novos rumos na produção da vida material e existencial. A interpretação materialista esta presente da modernidade desde o momento que o método cientifico e a experiência sensível, tornar-se uma verdade suprema, com a constatação da repetição de determinados fenômenos ocorrem, pode conhecer os fenômenos e suas causas.
A ciências ao reevindicar a posse exclusiva da  verdadeira explicação favorecerá o materialismo, na medida em que são eliminados os mistérios. Outro problema de fenômeno que observamos é que ouve um agravamento  dos problemas sociais e econômicos com o avanço da civilização industrial. Segundo o materialismo histórico dialético o modo de produção da vida material condiciona, em geral, o processo social, politico e espiritual da vida.
Os voluntaristas designa autores que querendo refutar  as pretensões do pensamento puro e da razão absoluta, reivindicam instancias irracionais, as quais se identificam fatores volição ou  o implicam. Enquanto Hegel afirma que a realidade suprema é o pensamento e que todas as manifestações dele constituem um universo racional, o Espirito Absoluto. Schopenhauer observa que a experiência  mostra o contrario: maldades, fatalidades, horrores, etc, logo não é a razão, o pensamento a origem de tais males e sim a vontade cega e isto explica seu caráter irracional.
Os indivíduos não são mais do que a objetivação da vontade. A individualidade é pura ilusão, por meio da qual a vontade universal tende a perpetuar-se nas representações, para conseguir os seus fins a vontade serve, nos seres inferiores de seus instintos; no homem, da razão; a razão está a serviço da irracionalidade da vontade universal e por isso a racionalidade que o homem aprende nas coisas é pura ilusão. Tudo é engano:  a razão, os fins pessoais, o amor, o belo, o bom, o agradável, a felicidade, tudo isto para conseguir seus fins relativos a conservação e ao progresso da espécie humana. A raiz da descoberta do engano é a ilusão da individualidade e o resultado da descoberta do engano  é a dor, a angústia desesperada, inevitável quando se descobre que o mundo é pior que possa existir. A vida moral  consiste na libertação do espirito  da individualidade mediante a arte, a simpatia e a ascese que é a superação completa do individualismo pela renuncia de tudo aquilo a que as paixões nos ligam.
O positivismo tem uma visão não estática das coisas, mas dinâmica da natureza e interpretam o fenômeno como sucedendo num único processo evolutivo passando do mundo inferior para o mundo superior humano. Propõe ao  desejo de estender o domínio do homem sobre a natureza por meio da ciência, e a exigência do organizar, por meio da ciência, o mundo humano. A preocupação humanística do positivismo tem o objetivo de adquirir um conhecimento exato do homem como ser social empregando os métodos experimentais: as ciências são aptas  para formular  as leis relativas  ao desenvolvimento  dinâmico da realidade  natural, devem ser aptas também para formular as leis relativas do desenvolvimento do mundo social.
A preocupação humanística dos materialistas (Marx e seus seguidores) é bastante viva, cujo objetivo fundamental é libertar o homem tanto das alienações ideológicas  quanto das sujeições e das opressões politicas. Dizer que o homem conduz sua vida em conformidade com o pensamento é pretender que o mundo caminhe com a cabeça e não com os pés, logo o homem é impedido de se realizar não por representações inadequadas, mas por condições de vida opressivas.
BIBLIOGRAFIA:
MONDIN, Battista- curso de filosofia: os filósofos do ocidente, vol. 3. São Paulo, Paulus 1981-1983.
 MATERIALISMO http://pt.wikipedia.org/wiki/Materialismo 19h41min de 21 de abril de 2011.