terça-feira, 19 de julho de 2011

ESTADO DE COISAS E PROBLEMAS POLÍTICOS

CURSO GESTÃO PÚBLICA MUNICIPAL
DISCIPLINA: POLITICAS PÚBLICAS

DISCENTE: CLEUBER DA SILVA COSTA
1) Identifique, na sua área de trabalho, um “estado de coisas”. Justifique por que você o considera um “estado de coisas" e não um “problema político”. Que tipo de evento poderia fazer com que esse “estado de coisas” se tornasse um “problema político” e viesse a ser incluído na agenda governamental?
Sou professor efetivado em um escola da rede pública, a escola atende uma agenda muito diversificada, por efeito de politicas públicas sempre renovadas do ponto de vista educacional, de leis, projetos pedagógicos, assim entendo uma vasta equipe de atores sociais. Nossa agenda sistêmica de estado de coisas, abrange questões como violência (Buling, tráfico, etc), desigualdade social como o conjunto de pessoas que vem do norte, nordeste, regiões onde as características de terceiro mundo são mais acentuadas, com todas as cicatrizes da pobreza, tornando essas pessoas pouco abertas ao convívio, mais que podem ser exceções porque encontrarão trabalho e com isso um aumento de participação na economia.
         Os projetos e planos desenvolvidos pela equipe de professores especialistas seguem os currículos propostos pelo Estado, e seus talentos, daí decorrem uma dinâmica juntamente com a comunidade. Tais projetos surgem de questões objetivas,  planejadas e supervisionadas, suas metas são totalmente voltadas para a área pública numa tentativa de resolver, corrigir, problemas que foram deliberados. Para tanto é mobilizado um grande contingente, de atores, situações e questões, perspectivas sempre cheias de razões, imaginação e entendimento uma vez que é uma instituição de ensino do Estado. Como centro de atividades estatal de ensino, minha escola atua na formação básica com ensino de 1º e 2º e contribui, com ensino e responde a dinâmicas das necessidades que surgem.

         Os recursos humanos na atividades desenvolvidas atendem sempre a demandas novas, por causa das tecnologias, recursos materiais, surgimentos de novos atores, novas questões. Estados de coisas também surgem como, o uso de internet, tecnologias, questões ambientais, produção alimentícia, avaliações sobre o desenvolvimento do aluno, amparo social aos alunos de tempo integral, indisciplina do aluno devido ao seu grau de desenvolvimento sócio-educativo-econômico-cultural. Contudo o Estado  em seu estado mínimo garante sua regulamentação.
O aumento da pobreza e a violência do bairro e suas mediações é uma preocupação crescente, dentro da escola as vezes pode ocorrer mais dispomos de segurança pública porém abrange somente a escola ficando a região sob cuidados de outras medidas públicas, como é o caso de ONGS que atuam, contudo as anomias constituem seria ameaça a sociedade civil. O crescimento das favelas ao redor da instituição, a situação de posseiros que estão a margem da constituição do direito da sociedade civil implica na necessidades de encontrar acordos pacíficos, e medidas de ajuda com politicas públicas as mais diversas.
         Num todo a vida em sociedade as demandas do setor público lista de uma dinâmica sujeitas a movimentos ascendentes e descendentes, variando os graus das relações: biológico, econômico, jurídico, éticos, artísticos, descobertas cientificas, doenças, fatores climáticos, aplicação correta de recursos humanos no setor público. As agendas governamentais podem fomentar politicas públicas com a ajuda de profissionais especializados da área em questão, porque a dinâmica da vida social exige uma supervisão dos fatores que podem interferir criando uma onda de crises criticas ao desenvolvimento do ser humano. Tal supervisão dos fenômenos surge da necessidade de evitar aos aspectos negativos que possam surgir ou de remediar situações.