terça-feira, 19 de julho de 2011

“Técnicas de Leitura”

Curso: gestão publica municipal
Discente: cleuber da silva costa

a)Que elementos estes trabalhos apresentam em comum, em relação à estrutura, isto é, à organização do trabalho?
A partir da consulta a esses links você pode identificar os elementos comuns a todo relato de pesquisa. No entanto, é preciso saber que uma pesquisa surge de um projeto de pesquisa.

Nome do autor; orientador; tema de pesquisa; resumo; palavras-chave; citações contendo o número da página e o titulo da obra; correção ortográfica; layout da página com parágrafos, espaço entre linhas; bibliografias; introdução; desenvolvimento; conclusão; citações; clareza na exposição das ideias, teses; problematização; notas de roda pé;
2. Agora, é o momento de assistirmos a um vídeo que esclarece o que é um projeto de pesquisa - trabalho anterior a qualquer relato de pesquisa, seja artigo, dissertação ou tese. Depois de assistir ao vídeo, faça a “ficha de documentação” do mesmo. É importante que você volte ao texto “Técnicas de Leitura” e verifique como se faz a ficha. 
Projeto de pesquisa: introdução com elementos que compõem, uma questão, pergunta que oriente a pesquisa, delimitando o tema ex: pratica de gestão o modo como é feita a gestão, desse modo recorre a literaturas tomando conhecimento do mesmo com praticas respaldadas: planejamento, organização, controle. A pergunta de pesquisa é contextualizada na introdução, mostrando que as praticas de gestão é importante e que desperte a vontade de continuar lendo o trabalho. Desse modo a contextualizar tem de ser interessante ao leitor para que ele continue lendo destacando a importância da organização, direção, controle e orçamento dentro do contexto econômico. A introdução desse conter 3 ou 4 paragráfos.
Segundo elemento a problematização objetiva de como de dão as praticas de administração então torna-se necessário delimitar o tema, especificando em qual momento o fenômeno se verifica e partir da contextualização definir os objetivos identificando, analisando as práticas em relação ao que há na literatura, investigando especificamente se há estrutura, se há condução de subordinados, se controla o planejamento e como se dão, como se dá o planejamento, como as pessoas estão sendo dirigidas.
Terceiro o problema é o principal objetivo geral que é necessário responder na conclusão do relatório de pesquisa, elencando-se desde o inicio. Ultimo elementos da introdução: justificativa teórica dizendo o porque é importante estudar o tema em questão, justificar pratica da importância dos organizadores de casos específicos contribuindo ao público em questão e justificativa de ordem social sua importância para a sociedade, sua importância ao mercado ou região, indicando sua contribuição.
Segundo elemento referencial teórico colocando as definições que se encontra nas literaturas, os temas,  falando conceitualmente como são feitas as organizações, os tipos de estrutura, falar sobre direção o que é, quais são seus elementos, falar de grupos e controle de cada uma das áreas funcionais de cada área: gestão de pessoas, como o planejamento é feito, como se estrutura e quais são elas, quais elementos da direção, sobre grupos e das áreas funcionais, financeiras, metodológica, etc. Falar sobre as pesquisas que já foram feitas, quais autores já fizeram a pesquisa sobre: controle, gerenciais, planejamento, etc. deparando-se com os dados, fazendo analises e revisões. É importante o momento da definição e as pesquisas que já foram feitas sobre o tema, definido processo administrativo mostrando as pesquisas que já foram feitas. A medida que vai se desenvolvendo pode-se ampliar os reduzir o referencial teórico.
Terceiro elemento são os aspectos metodológicos da pesquisa direcionam a pesquisa sendo pura ou aplicadas, o objetivo: se é  pesquisa exploratórias; pesquisas descritivas, descrevendo o fenômenos de modo detalhado, expondo como o ocorre na sociedade; e pesquisas conclusivas confirmando o que a literatura coloca. Métodos de procedimento de determinado sujeito, levantamentos, estudos de caso. Analisando a literatura pode-se escolher o método de pesquisa e os sujeitos de pesquisa. Definir como se trabalharão os dados, se   qualitativo fazer levantamento de estatísticas, com abordagem analisar se qualitativo levando em consideração os instrumentos, o modo de tratar os dados, os tipos de agregados de dados e seu modo de tratar: pelo discurso os referenciais teóricos, partindo de autores para construir o procedimento metodológico.
O cronograma tem de ter começo, meio e fim. De inicio fazer revisão de literatura, delimitação de tema indicando o tempo, revisão de literatura sobre o tema escolhido, e seu tempo de duração. Indicar o tempo de duração da pesquisa e o tratamento dos dados. Os custos da pesquisa: gravadores, tinta, pesquisadores para fazer a pesquisa, etc.