terça-feira, 19 de julho de 2011

Transpositivismo, fenomenologia e Neohumanismo

De que maneira o Transpositivismo, fenomenologia e Neohumanismo podem as três correntes, contribuir para as questões do dia, por exemplo do que pensamos e do que vivemos de fato?
A tendência transpositivista, é uma grande perspectiva de se praticar a filosofia da ciência, é  uma tendência que reconhece a autonomia e a relevância da ciência mas não a isola de outras formas de atividade humana. Entende que a filosofia da ciência não pode ater-se apenas às condições lógico-formais do conhecimento, ela envolve ainda considerações de natureza axiológica, dada a inserção histórico-social da própria ciência, destina-se se um certo modo a determinar sua origem  (não psicológica), seu valor e seu alcance objetivo. Tratar do saber globalmente considerado, com a virtualidade e os problemas do conjunto de sua organização, quer sejam especulativos, quer científicos, levar em conta uma disciplina intelectualmente constituída em unidade bem definida do saber e de estudá-la de modo próximo, detalhado e técnico, mostrando sua organização, seu funcionamento e as possíveis relações que ela mantém com as demais disciplinas.
O método fenomenológico consiste num esclarecimento da experiência, em plena disponibilidade para acolher toda a mensagem que a experiência transmite e comunica, o campo da experiência  pode ser  identificado com o campo dos fenômenos e não da coisa em si. A fenomenologia procura apurar a realidade efetiva das coisas  além do modo como parecem, quer descrever  o campo das aparências  naquilo em que somos consciente  e fixar os fundamentos e bases de todo saber e tirar delas o próprio sentido. Corresponde perfeitamente a exigência  de fazer uma analise minuciosa da experiência humana em todos os seus múltiplos aspectos. a Fenomenologia, ao envolver o estudo de todas as vivências, tem que englobar o estudo dos objetos das vivências, porque as vivências são intencionais e é nelas essencial a referência a um objeto. A consciência é caracterizada pela intencionalidade, porque ela é sempre a consciência de alguma coisa. Essa intencionalidade é a essência da consciência que é representada pelo significado, o nome pelo qual se dirige a cada objeto.
O neohumanismo é uma síntese harmônica de liberdade e responsabilidade, misticismo e praticidade, racionalidade e criatividade. Estimula a participação ativa nas mudanças sociais positiva como a  necessidade desenvolver uma consciência social e um sentido de justiça, para dessa forma discernir as estratégias de manipulação e os sentimentos discriminatórios que causam sofrimento a todos os seres.  Desenvolve as habilidades e valores necessários para a administração responsável dos recursos do nosso planeta. Dentre as diversidades de abordagem possibilitadas pelo neohumanismo e a questão  ecológica e a educação para um mundo sustentável, é de grande valia uma vez que se esta instaurada a crise ecológica global. A educação ambiental desenvolve as habilidades e valores necessários para a administração responsável dos recursos do nosso planeta. Disposição intencional, necessidades materiais de existência, criatividade, racionalidade, e o pragmatismo, formam se bem entendidas novas possibilidades adaptativas na contemporaneidade. A arte, ciência e o conhecimento estão dedicados ao serviço e ao bem estar de todos.
A corrente transpositivista enquanto disciplina coerente com a filosofia da ciência pode nos dar ajuda na objetividade do objeto pesquisado, organizar a intencionalidade, possibilitando um amadurecimento critico e moderado. Do fenômeno  uma analise minuciosa da experiência humana em todos os seus múltiplos aspectos ponderando e fazendo intervenções quando necessário, estimulando a formação da ideia, a intuição, a imaginação criadora, o estudo de todas as vivências, tem que englobar os objetos das vivências, porque as vivências são intencionais e é nelas essencial a referência a um objeto. Enquanto intelectual orgânico o agente educador efetivo deve articular e compreender uma cultura na formação da cidadania de uma pessoa, deve possuir  força de caráter, retidão, espírito de serviço social, uma personalidade inspiradora, desinteresse e habilidades de liderança, formação técnica cientifica. Ter consciência que a cultura e natureza são indissociáveis, ecologicamente as medidas, culturais, educacionais, técnicas, cientificas, criadoras, devem permitir objetivamente ao planejamento eficaz de modo a impedir a aceleração da degradação ambiental, o aquecimento global, a destruição de ecossistemas, de plantas, animais, permitir o desenvolvimento sustentável, etc. Arte, ciência,  o conhecimento, formação de cidadania, o desenvolvimento material, imprescindíveis, somando a outros recursos humanos.
BIBLIOGRAFIA:
A EXPERIÊNCIA FILOSÓFICA BRASILEIRA DA ATUALIDADE:  UMA PROPOSTA DE SISTEMATIZAÇÃO Antônio Joaquim Severino
Feusp/Edf http://www.hottopos.com/convenit3/severin.htm
JAPIASSU, Hilton F. O mito da neutralidade científica. Rio, Imago, 1975 (Série Logoteca), 188 p.
Princípios da Educação Neo-Humanista   http://gts.amps.org/portoalegre/escolasnh/princips.htm#10