terça-feira, 19 de julho de 2011

Gestão: Ator Social e Jogo Social

CURSO: GESTÃO PÚBLICA MUNICIPAL

DISCENTE: CLEUBER DA SILVA COSTA
A partir da leitura da unidade 3:
a) Descreva o conceito de ator social e Jogo Social;
Ator social é uma pessoa, grupo ou organização que participa de algum “jogo social”, que possui um projeto político, controla algum recurso relevante, tem, acumula (ou desacomoda) forças no seu de correr  e  possui,  por  tanto,  capacidade  de  produzir   fatos capazes de viabilizar seu projeto Todo ator social (com projeto e capacidade de produzir fatos no jogo) é capaz de fazer pressão para alcançar seus objetivos, podendo acumular força, gerando e mudando estratégias para converter-se num centro criativo de acumulação de poder. O diagnóstico inicial de problemas que conformam uma situação-problema a ser enfrentada por um ator pode ser visto como o resultado do jogo realizado por um conjunto de atores num momento pretérito.

b) Analisando o meio em que você vive, dê exemplos reais de Atores sociais e de Jogo social.
Trabalho em um escola pública, e vejo com bons olhos a direção da escola, mesmo sabendo que há resquício de coronelismo, clientelismo e burocracia de lado e necessidade de fazer um bom trabalho e aperfeiçoar-se em todos os aspectos do trabalho porque a demanda da comunidade é real e as consequentes transformações sócio, politicas, educacionais preparam cada vez mais a população para uma formação. Percebo também a resistência  por parte de umas pessoas que preferem um estado de herdado, onde há mais arrogância e incompetência  do que necessidade de promover um progresso.


c) Descreva uma situação social real em que determinados atores sociais, devido às suas jogadas, conseguiram reverter uma situação adversa, frente a outro grupo de atores sociais.
Creio que qualquer direção que seja efetiva de fato pode sempre estar contribuindo quando elimina elementos coercitivos, antissociais em prol do bem estar comum, utilizando do bom senso, e alertando seus transgressores de que penalidades civis podem ser aplicadas quando forem contra a probidade profissional. Situações que exigem remediação de conflitos como quando intervenção do estado aos excessos da sociedade civil, quando se refere a estados de natureza, os quais ninguém tem direitos, essa intervenção mais o preparo com fundamentação cientifica do gestor, torna-se atividade sempre aplicável para o funcionamento  revitalizado da burocracia pública.


d) Exemplifique utilizando uma situação-problema, em que você como ator social, poderia com suas atitudes, modificar um jogo social.
Evitando conflitos, monitorando-os, fazendo atualizações sobre métodos de trabalho, encaminhando atores responsáveis a autoridades competentes para que observem o caso com atenção.

e) Escolha uma situação-problema que preocupa um gestor e utilize a Metodologia de Diagnóstico de Situações para elaborar o seu fluxograma explicativo.
 Diagnóstico: insubordinação e falta de preparo do funcionário;
Formulação: ter de modo claro por parte do funcionário maneira polidas de atender o público;
Estratégia: Através de uma equipe de pessoas especializadas, convocar o funcionário para uma advertência com relação de seu comportamento antissocial para com o público;
Operação: agir sobre a realidade; fazer, implementar, monitorar, avaliar. Observar  o motivo pelo qual o servidor público atua de modo negativo, supervisiona-lo, adverti-lo.


BIBLIOGRAFIA:
Dagnino, Renato Peixoto Planejamento estratégico governamental / Renato Peixoto Dagnino. – Florianópolis : Departamento de Ciências da Administração / UFSC; [Brasília] : CAPES : UAB, 2009.