terça-feira, 19 de julho de 2011

GESTÃO: AVALIAÇÃO E MONITORAMENTO

1-Procure observar a implementação de uma política com a qual você tem contato frequente. Verifique se todas as condições de êxito da implementação estão presentes. Falta alguma? Qual? Isso tem algum tipo de consequência sobre o resultado da política? Descreva.
         Já observe que as politicas publicas estão sempre presentes, talvez podem mudar devidos as dinâmicas que surgem. Posso citar que no período que estou na escola surgiram, algum projetos de demandas públicas: cientificas, projetos educacionais, planos de avaliação, implementação de ensino sobre ecologia elaborado pela Universidade de Viçosa para as escola do bairro, atividades em laboratórios de informática e uso de tecnologias, maior número de recursos destinando a dotação orçamentário na infraestrutura material e pedagógica e no imóvel com projeto de ampliação de prédio.
2) Sintetize as diferenças entre monitoramento e avaliação.
A- monitoramento o monitoramento não tem como alcançar   profundidade da avaliação,  de vido à  sua necessidade  de celeridade dos achados, para que possa subsidiar decisões sobre a condução das políticas, programas e projetos. O monitoramento é o exame contínuo de processos, produtos, resultados e impactos das ações realizadas. irá produzir pequenos sumários de dados parciais, aos quais costuma se incorporar uma ajuda memória ou uma ata de decisões tomadas com base nos achados, avaliação pode ser usada ou não, para subsidiar a tomada de decisões, o monitoramento sempre terá de ter essa aplicação. Tem  de   incluir   os   procedimentos   para  a imediata apropriação dos achados produzidos e sua incorporação ao processo da gestão.
O   monitoramento   é   o   exame   contínuo   dos   insumos, atividades,  processos,  produtos   (preliminares,  intermediários   e finais), efeitos ou impactos de uma intervenção, com a finalidade de otimizar a sua gestão, ou seja, obter mais eficácia, eficiência e,  dependendo do alcance do monitoramento, efetividade. Implica a possibilidade de interferir no curso da implementação de uma política, programa ou projeto, caso se perceba que a sua concepção não   é   adequada   à   solução   do   problema,   por   equívoco   de planejamento ou por mudança da própria realidade. Por isso, o monitoramento tem o Plano de Ação, ou Plano de Atividades, como referência, mas não deve estar preso a esses Planos, podendo chegar a recomendar a sua mudança


B-  avaliação.
A trajetória histórica da avaliação compreende um primeiro estágio, centrado na mensuração dos fenômenos analisados, depois avança em direção às formas de atingir resultados, evoluindo para um julgamento das intervenções não somente quanto à sua eficácia e eficiência, mas também quanto à sua efetividade, sustentabilidade e outros aspectos, como a equidade.  A avaliação de políticas públicas, entretanto, diferencia-se porque consiste estritamente na  avaliação formal,
A avaliação formal permite julgar processos, produtos, efeitos   ou   impactos   de   políticas,   programas   ou projetos públicos.
a avaliação é o exame discreto de processos,   produtos,   qual idade,   efeitos,   impactos,   das   ações realizadas, a   avaliação deve explorar em profundidade os aspectos sobre os quais incide,  a avaliação pode ser usada ou não apesar de podermos monitorar atividades, processos,   produtos   e  impactos,   vale  destacarmos  que   o monitoramento se concentra em atividades, processos e produtos e tem como referência o desenho da política, do programa ou projeto. A avaliação, por sua vez, não necessariamente tem essa relação com o desenho da intervenção, sendo inclusive recomendável o uso de metodologias de avaliação independente de objetivos.
BIBLIOGRAFIA
Políticas públicas – Florianópolis : Departamento de Ciências  da Administração / UFSC; [Brasília] : CAPES : UAB, 2009. 130p. : il.