terça-feira, 19 de julho de 2011

Principais problemas locais em uma cidade

Realize uma pesquisa nos principais veículos de comunicação de sua região: revistas, jornais, rádio ou tv. Escolha apenas um. Após, comente qual a atitude que eles assumem em relação aos contextos locais, ou seja, aos principais problemas locais hoje, do ponto de vista existencial? São críticos, são omissos, são um pouco de tudo?

1-UBERLÂNDIA, TRIÂNGULO MINEIRO – Na noite desta quinta-feira (21), um homem foi baleado no bairro Canaã, em uma região conhecida como "Favelinha". Três disparos oram ouvidos por testemunhas, sendo que dois deles atingiram a vítima no queixo e no tórax. Dimarins Bento Diniz, 40 anos,  A tentativa de homicídio teria ocorrido próximo à casa da vítima. A PM não conseguiu apurar a autoria ou a motivação do crime.
2-UBERLÂNDIA, TRIÂNGULO MINEIRO – A polícia militar registrou um latrocínio (roubo seguido de morte), no início da noite de sábado (2), no bairro Bom Jesus, em Uberlândia. De acordo com informações dos policiais, Geraldo Santana Filho, de 58 anos, foi encontrado morto dentro de casa. O corpo estava na sala e o fio do telefone enrolado no pescoço da vítima. Ainda segundo os policiais que atenderam a ocorrência, também havia objetos pessoais espalhados pelo quarto. Os bandidos ainda reviraram outros cômodos da casa. A PM não soube dizer o que o assassino pretendia roubar.
O homem moderno é desorientado e inseguro, perdeu referência que lhe servia de orientação e não consegue mais encontrar  parâmetros válidos sobre os quais fundar seus juízos, não sabe mais distinguir entre o bem e o mal, entre o verdadeiro e o falso, entre o belo e o feio, entre o justo e o injusto, entre o útil e o prejudicial, entre o licito e o ilícito, entre o decente e o inconveniente, etc, os acontecimentos que atualmente plasmam  a humanidade contemporânea características próprias. A filosofia por força de sua própria natureza é sempre a autocompreensão explicita e critica que a humanidade alcança em determinado momento de sua historia, e as características que encontramos no homem contemporâneo é a instabilidade, antidogmatismos, secularização, ativismo, utopia, angústia.
                Percebe-se também que as condições sócio econômicas, educativas e existenciais precisam ser revistas, aliadas a uma forte solidariedade ética, forte intenção de cidadania, políticas publicas  bem planejadas tendo em vista o bem comum e a educação para que a humanidade consiga seu destino comum e solidário  percebendo que o crescimento de uns depende do crescimento de todos. Esses programas sensacionalistas mostram a triste realidade dos que cometem e sofrem crimes, situação que de algum modo despertariam em uma pessoa normal a comiseração, no entanto  banalizou a existências de muitos, por ser coisas corriqueiras. A sugestão de uma ação a ser feita poderia ser o desenvolvimento da educação, da cultura, da ciência, das políticas públicas para a conscientização e desalienação do homem e a compreensão de que o maior bem a se conversar é o próprio  homem.
BIBLIOGRAFIA:

Homem é encontrado morto com fio de telefone enrolado no pescoço http://www.uipi.com.br/chumbogrosso/119-geral/15042-homem-e-encontrado-morto-com-fio-de-telefone-enrolado-no-pescoco Dom, 03 de Abril de 2011 10:27

MONDIN, Battista- curso de filosofia: os filósofos do ocidente, vol. 3. São Paulo, Paulus 1981-1983.