terça-feira, 19 de julho de 2011

HENRY BERGSON, HEIDEGGER IDEOLOGIAS ESPIRITUALISTAS E EXISTENCIALISTAS

CLEUBER DA SILVA COSTA


Quais os pontos de aproximação e de afastamento ideológico entre espiritualistas e existencialistas?
Espiritualistas
Movimento generalizado de reação ao positivismo, por dois motivos: o aprofundamento da pesquisa cientifica, que se tornava cada vez mais consciente dos próprios limites; a persistência de questões éticas e metafisicas, mesmo quando o positivismo tentará sufoca-la como expressões da imaturidade do homem das idades pré-científicas, e a consciência de que somente uma visão espiritualista  pode responder as questões. Desenvolveu-se por isso, toda uma serie de filosofias: filosofia da vida, da ação, da intuição, da vontade, etc.
- Principais pensadores: Henry Bergson, Maurice Blondel, Jacques Maritain, Wilhelm Wundt, Wilhelm Dilthey. Ex.: Henri Berson: os dados da consciência são fases da consciência, uma sucessão de momentos heterogêneos que se compenetram reciprocamente em uma sucessão sempre rica e diversificada, o tempo é sucessão dos estados de consciência, duração que caracteriza toda a realidade. O principio constitutivo do ser é a vida, o impulso vital, a evolução criadora e essas ocorrem na duração. O método é a intuição, o  devir do qual  originam-se  as coisas é a marcha da evolução e essa é a suprema realidade. Com relação a moral fechada as leis são aplicadas e o temor da pena conserva a sociedade, quem obedece é premiado. Na moral aberta há uma determinação à ação na dedicação em beneficio da humanidade e personalidades propagadoras do bem como Sócrates, Buda, etc. Religião estática- fabulas com as quais a humanidade se protege dos efeitos danosos que lhe poderiam vir da inteligência, egoísmo, medo da morte, etc.; Religião dinâmica a vida mística.   
Os existencialistas
Três são os caracteres fundamentais do existencialismo: o método fenomenológico; o partir da antropologia a reflexão filosófica começa pelo homem; a tentativa de integrar as dimensões do homem, comumente consideradas irracionais, numa visão mais compreensivas.
- Principais pensadores existencialistas: Edmund Husserl, Martin Heidegger, Karl Jaspers, Jean-Paul Sartre, Gabriel Marcel. Ex.: Heidegger: o ser se manifesta diretamente, imediatamente como o ser deste ou daquele ente, como o ser de um homem, de um cão, de uma mesa, etc., e partindo do estudo concentrado do ser de algum particular, isolando-o de tudo o que não pertence a ele, desvelando o ser enquanto tal. Segundo Heidegger esta é a primazia do homem porque ele não e um ente qualquer, mas tem uma relação singular com o ser. Aplica o método fenomenológico na manifestação e compreensão da manifestação. Na vida inautêntica quem dita a lei é a massa: o inautêntico sabe aquilo que a massa sabe, diverte-se como ela, julga sobre literatura, arte, esportes, como julga a massa, submete-se a lei da massa prazerosamente porque isso a exime  de responsabilidades de iniciativa e decisões e assim tudo esta decidido na vida de cada dia. Leva a vida autêntica quem assume como própria, quem a forja e a constrói segundo um plano próprio, é autentica é a vida de quem ouve o apelo do futuro, as próprias possibilidades, já que entre as possibilidades humanas a morte (angústia é essa consciência) é a última delas, desse modo vive com autenticidade quem considera a morte. O ser esta sempre nessa possibilidade, depois não há outras, viver é ser  atirado nessa possibilidade.
BIBLIOGRAFIA:
MONDIN, Battista- curso de filosofia: os filósofos ocidentais, São Paulo, Paulus. 1983.